(Recomendação do Ministério da Saúde)
Eventos com concentração próxima de pessoas - sejam governamentais, esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, comerciais ou religiosos - sejam cancelados ou adiados, se houver tempo hábil.
Se isso não for possível, a recomendação é que o evento ocorra sem público. A recomendação vale tanto para eventos em massa como para aqueles em local fechado.
Antes da recomendação oficial do MS, vários infectologistas e alergistas já recomendavam o adiamento de eventos com aglomeração de pessoas. "É um contato quase que íntimo, mesmo que não haja troca direta de material biológico", explica Marcello Bossois, alergista, em entrevista ao G1.
O empurra-empurra comum em festivais e a proximidade perto das grades dos palcos pode fazer com que exista possibilidade de transmissão entre os fãs, disse o médico. Para ele, com a doença sendo transmitida entre residentes do mesmo país, a orientação médica é não ir aos festivais: "Se existe um risco, mesmo que mínimo, em aglomerações, a minha opinião pessoal é pelo cancelamento. Se você for, use e abuse de álcool gel e lave sempre que puder as mãos," concluiu.
Procurada pelo V&C, a Secretaria de Comunicação Social de Garanhuns revelou que, até a data de hoje, (13/03), a realização do evento está mantida e nenhuma discussão sobre um possível cancelamento foi realizada pelo Governo Municipal.
Com informações do V&C Garanhuns (http://www.vecgaranhuns.com/).
0 Comentários